sexta-feira, 26 de abril de 2019

Oficina de Citologia no Museu da UCS

Com objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre as células, estudantes do 1 ano do Ensino Médio da Escola São Caetano, acompanhados da professora Silvana Contin, participaram de uma oficina realizada pelos acadêmicos de Ciências Biológicas do PIBID/UCS nos dias 27/03 e 03/04. A oficina envolvia diversas atividades, como prática com o microscópio, introdução e prática sobre pH e discussão de curiosidades envolvendo o assunto.
A atividade ocorreu nas dependências do Museu de Ciências Naturais da UCS e do UCS Aquarium. Os estudantes participaram de diferentes etapas do roteiro programado pelos acadêmicos: uma breve aula introdutória sobre células, na qual foram discutidos o histórico do descobrimento das células e as diferentes formas e estruturas celulares. A seguir, os estudantes realizaram uma prática de microscopia, na qual puderam observar células de cebola e células de mucosa bucal. Em um terceiro momento, os estudantes foram até o UCS Aquarium, onde discutiram sobre pH e puderam observar e realizar medições do pH da água de alguns aquários do local e de outras substâncias. Ao final, os estudantes puderam fazer uma visita geral ao aquário.
No final da atividade do dia 03/04, os estudantes participaram de uma brincadeira para testar os conhecimentos construídos durante a oficina. Utilizando o aplicativo Kahoot, os estudantes foram divididos em grupos e responderam, com um celular por equipe, às perguntas realizadas pelos pibidianos.

Aula introdutória sobre citologia

Atividade de microscopia, com observação de células de mucosa bucal

Atividade prática de mensuração de pH no UCS Aquarium

Estudantes durante atividade do Kahoot


Bolsistas envolvidos: Amanda Radatz, Carine Matos, Gabriela Alves, Juliana Molom, Gustavo Correa e Yeslei Paulino.
Escola São Caetano
Série: 1 ano do Ensino Médio
Estudantes envolvidos: cerca de 110
Data: 27/03 e 03/04
Texto elaborado por Juliana Molom e revisado por Guilherme B. Guzzo
Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário