No dia 02 de maio de 2019, a equipe do PIBID da Biologia realizou duas atividades práticas com uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Imigrante: uma sobre assepsia e outra sobre cultivo de bactérias e fungos em placas de Petri.
A primeira consistia em passar tinta guache na mão de dois estudantes vendados e, depois desse procedimento, eles deveriam lavar as mãos como lavam normalmente. A tinta representa os microrganismos presentes na pele, e com isso os estudantes puderam refletir sobre a importância da higienização correta e constante das mãos. Do mesmo modo que a lavagem superficial e rápida não removeu a tinta das mãos dos estudantes, lavar inadequadamente as mãos no dia-a-dia faz com que muitos microrganismos persistam na pele.
Na segunda prática, os estudantes se dividiram em grupos de quatro integrantes e receberam uma placa de Petri com ágar enriquecido (meio para crescimento) e um Swab para coletar o material com microrganismos e espalhá-lo na placa. Os estudantes então realizaram a coleta em diversos locais da escola e depois retornaram ao laboratório para passar os Swabs nas placas e, posteriormente, observar o crescimento das bactérias e fungos (uma tarefa que será acompanhada por alguns dias após a coleta).
Estudantes durante a prática sobre assepsia
Estudantes preparando as placas de Petri com o material coletado na escola
Placas de Petri com o cultivo de microrganismos
Bolsistas de iniciação envolvidos: Amanda Radatz, Bárbara Cassini e Gabriela Alves
Escola atendida: Colégio Estadual Imigrante
Séries atendidas: 2º ano do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: aprox. 30 alunos
Texto revisado por: Guilherme Brambatti Guzzo
Data de realização: 02/05/2019
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário