No dia 29 de maio, a equipe do PIBID do curso de Ciências Biológicas esteve na Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano para realizar oficinas sobre diferentes temas científicos. Uma das oficinas teve por objetivo discutir com estudantes de Ensino Médio a respeito das características e da forma de identificação dos animais peçonhentos encontrados na região da Serra Gaúcha.
Em um primeiro momento, os estudantes examinaram as diferenças entre animais peçonhentos e venenosos, e também conversaram sobre as espécies de animais peçonhentos que vivem na Serra. Em um segundo momento, os estudantes refletiram sobre o que fazer em casos de acidentes com animais peçonhentos, e também analisaram algumas das sugestões populares mais conhecidas nesses casos (e muitas vezes incorretas, como a aplicação de torniquetes em caso de acidentes ofídicos, por exemplo).
A última etapa da oficina consistiu na apresentação de seis espécimes de serpentes: três pertencentes a espécies não-peçonhentas, e três pertencentes a espécies peçonhentas encontradas na região (cascavel, jararaca e cobra-coral). O objetivo da atividade consistiu em distinguir características que nos ajudam a identificar as serpentes peçonhentas. A prática também permitiu aos estudantes manipular as serpentes e observar suas características anatômicas em detalhe.
Os estudantes que participaram da oficina mostraram bastante entusiasmo pelo assunto, e também aproveitaram para tirar várias dúvidas sobre animais peçonhentos.
Estudantes durante a prática de identificação de serpentes peçonhentas
Bolsistas de iniciação envolvidos: Carine Matos, Gustavo Correa, Yeslei Paulino
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano
Séries atendidas: cinco turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: aproximadamente 100
Texto revisado por: Guilherme Brambatti Guzzo
Data de realização: 29/05/2019
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário