No dia 29 de maio, as pibidianas Amanda e Juliana do curso de Ciências Biológicas aplicaram a oficina de Biomas brasileiros e Ecossistemas do Rio Grande do Sul para as turmas 102, 103, 104, 201, 203 da escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
A oficina teve como objetivo explicar para os alunos os biomas do Brasil e do Rio Grande do Sul, os ecossistemas do estado do Rio Grande do Sul e também discutir Taxidermia.
A oficina foi iniciada com apresentação de slides sobre os conceitos de ecossistema e bioma, os biomas que fazem parte do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa), os principais biomas do RS (Mata Atlântica e Pampa), fauna e flora associadas aos principais ecossistemas do RS (Restinga, Litoral, Banhado e Mata de Araucária), e o conceito de Taxidermia, como e para que ela foi criada e qual a importância dela para os dias atuais. Diversos animais taxidermizados, de espécies representativas dos biomas do RS foram levados até a escola, como por exemplo a gralha-azul, o gavião-caramujeiro, o lagarto-teiú, o pica-pau-do-campo, entre outros. Os estudantes também puderam observar e manipular um crânio de um bugio-ruivo.
Durante a explicação foi aplicada a dinâmica dos Biomas e Ecossistemas do RS, um jogo composto de seis maquetes (2 biomas e 4 ecossistemas), com fauna e flora de cada um representado por plaquinhas. Conforme as acadêmicas do PIBID falavam sobre biomas e ecossistemas, os alunos que tivessem representantes da fauna ou flora de cada bioma ou ecossistema ia até uma das maquetes e colocava a respectiva plaquinha.
A oficina teve uma abordagem expositiva e dialógica. Os alunos se empenharam bastante e estavam todos interagindo durante a oficina.
A oficina teve como objetivo explicar para os alunos os biomas do Brasil e do Rio Grande do Sul, os ecossistemas do estado do Rio Grande do Sul e também discutir Taxidermia.
A oficina foi iniciada com apresentação de slides sobre os conceitos de ecossistema e bioma, os biomas que fazem parte do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa), os principais biomas do RS (Mata Atlântica e Pampa), fauna e flora associadas aos principais ecossistemas do RS (Restinga, Litoral, Banhado e Mata de Araucária), e o conceito de Taxidermia, como e para que ela foi criada e qual a importância dela para os dias atuais. Diversos animais taxidermizados, de espécies representativas dos biomas do RS foram levados até a escola, como por exemplo a gralha-azul, o gavião-caramujeiro, o lagarto-teiú, o pica-pau-do-campo, entre outros. Os estudantes também puderam observar e manipular um crânio de um bugio-ruivo.
Durante a explicação foi aplicada a dinâmica dos Biomas e Ecossistemas do RS, um jogo composto de seis maquetes (2 biomas e 4 ecossistemas), com fauna e flora de cada um representado por plaquinhas. Conforme as acadêmicas do PIBID falavam sobre biomas e ecossistemas, os alunos que tivessem representantes da fauna ou flora de cada bioma ou ecossistema ia até uma das maquetes e colocava a respectiva plaquinha.
A oficina teve uma abordagem expositiva e dialógica. Os alunos se empenharam bastante e estavam todos interagindo durante a oficina.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Amanda Radatz e Juliana Molom
Escola atendida e Projeto: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano. Oficina Biomas e Ecossistemas do Rio Grande do SulSupervisor\a: Silvana R. C. da Rosa Séries atendidas: 1 e 2 anos do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: em torno de 90 alunos
Texto revisado por: Guilherme B. Guzzo
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Escola atendida e Projeto: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano. Oficina Biomas e Ecossistemas do Rio Grande do SulSupervisor\a: Silvana R. C. da Rosa Séries atendidas: 1 e 2 anos do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: em torno de 90 alunos
Texto revisado por: Guilherme B. Guzzo
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário