No dia 13 de junho de 2019 a equipe de Biologia do PIBID aplicou uma prática sobre a 1ª Lei de Mendel para três turmas de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Imigrante. A prática consistiu em um jogo elaborado pelas bolsistas do PIBID e teve como objetivo representar o processo de identificação das proporções genotípicas e fenotípicas resultantes de cruzamentos com dominância completa, a 1ª Lei de Mendel. A turma foi dividida em duplas e os alunos trabalharam com o jogo durante um período de aula. O jogo é composto por peças verdes e amarelas e na atividade são propostos três cruzamentos. Os alunos desenvolveram os cruzamentos, formaram os pares gênicos e interpretaram os resultados observados. As bolsistas esclareceram dúvidas e acompanharam o desenvolvimento em cada grupo. Ao final da atividade prática as bolsistas conversaram com os estudantes e esclareceram as suas dúvidas.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Bárbara Cassini, Bárbara Pivotto Roncen e Daniele Andreis
Escola atendida e projeto: Colégio Estadual Imigrante - Cruzamentos de Mendel
Supervisora: Eloise Vieira Lima
Séries atendidas: 3ºsanos do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 55 alunos
Texto revisado por: Guilherme Brambatti Guzzo
Data de realização: 13/06/2019
Apoio - CAPES - Programa Pibid
Nenhum comentário:
Postar um comentário